Gengibre e Cúrcuma


Gengibre
Nome científico: Zingiber officinale

Apresentação

Variadas formas: raiz fresca e inteira; raiz seca; em conserva (os pedaços mergulhados no xarope são tenros); moído; cristalizado (é o gengibre em conserva passado no açucar cristal). Não substitua um pelo outro em receitas, pois seus sabores são muito diferentes.

Usos

Gengibre fresco é essencial na culinária asiática. É utilizado em conservas e chutneys e, seco é componente de muitos curries em pó. No Ocidente, gengibre seco é utilizada principalmente para aromatizar bolos, biscoitos, confeitos. Também é usado em pudins, doces e em algumas bebidas como a cerveja de gengibre, vinho e chá de gengibre. O gengibre em conserva é servido em lâminas finas com pratos japoneses e chineses. Utilize o suco de um gengibre espremido para enriquecer o sabor de peixes e mariscos.

Curiosidade

O gengibre tem importância na medicina Chinesa há muitos séculos, sendo mencionado, inclusive, nos escritos de Confúcio. O gengibre corta a gordura das carnes gordas. Use-o no preparo de carne de porco ou de pato. Se quiser amenizar o sabor picante do gengibre, ferva-o antes do preparo.


Cúrcuma
Nome científico: Curcuma domestica


Apresentação

A cúrcuma é o caule de uma planta como o gengibre, porém é sempre utilizada em pó. Já que esta é a melhor forma de manter a sua coloração indefinidamente, apesar do sabor diminuir ao longo do tempo. Na Tailândia e no leste da Ásia o tempero fresco é preferido ao seco, sendo a raiz ralada e adicionada a pratos com curry.

Usos

Cúrcuma é amplamente utilizado no Oriente Médio Oriente como condimento culinário e como corante. Na Índia, é usada para colorir muitos pratos doces. Seu uso data de 4000 anos na Índia, como um dos principais temperos possuindo importância religiosa, sendo atualmente utilizado em quase todos os pratos de sua culinária, vegetais ou à base de carne. As maiores quantidades são utilizadas em lentilhas cozidas, batatas cozidas, arroz e em quase todos os curries em pó – um dos principais ingredientes, já que é responsável por sua coloração amarela. Ela é usada em muitos peixes, possivelmente porque mascara com sucesso os odores de peixe.

Curiosidade

Cúrcuma é, de fato, uma das mais baratas especiarias. Embora, seja utilizada como corante de forma similar ao açafrão, não podemos confundir as utilizações culinárias particulares a cada uma destas especiarias. Substitua-o em algumas receitas com parcimônia, para não tornar amarga a preparação. A tintura da cúrcuma é um problema para a limpeza dos utensílios de cozinha, incluindo tábuas de corte. Por não ser resistente à luz, o pigmento perde a cor após uma hora em luz solar direta.

Fonte IG-gourmet




GOSTOU DESTE GIF? No site Belas Mensagens tem centenas! CLIQUE AQUI E CONFIRA

Um comentário

Unknown disse...

Como é bom entrar no Blog de quem entende ADOREI queria ter informações a respeito de Curcuma porque comprei em raiz e comprei porque li num blog italiano que tem recentes pesquisas e que o curcuma ou azafrão fazer muito bem a saude e que ajudam na prevenção do cancer.
Achei teu Blog muito muito interessante, parabens Abraço
Loredana